Coluna da Primogênita: Dicas de BH – Os Meus Pães Favoritos Na Cidade

Intolerantes ao glúten, não me ofenderei se vocês saírem deste post agora, pois este será uma ode ao pão! Ao pão de verdade, artesanal que desde os tempos mais remotos nutre a humanidade.

Foto: Acervo Pessoal Bagueteria Francesa

Foto: Acervo Pessoal
Bagueteria Francesa

Estou sempre à procura dele, porque o que realmente evito de comer são os pães industrializados que não tem gosto de nada e que, na minha opinião, são  muito mais perigosos do que o glúten em si, pelo excesso de conservantes e outros ingredientes estranhos. 

Para ainda dar um ar teórico a todo esse amor, recomendo assistir a série Cooked, do Michael Pollan na Netflix. Com imagens maravilhosas, é uma aula sobre os básicos da alimentação. Para quem curte o assunto é imperdível. O episódio referente aos pães chama Ar. 

E a boa notícia para quem mora em BH é que a cidade está cheia de ótimas opções para quem, como eu, ama pão! Claro, todas suas variações e outros quitutes de padaria.  

Aqui fiz uma listinha dos locais que tenho amado.

Dois desses lugares, já ganharam post exclusivo no wordsofleisure: a Cumpanio Atelier de Pães e a Casa Bonomi. Ambos têm pães maravilhosos, já tradicionais na cidade e com preços mais salgados. Portanto, acabamos reservando para ocasiões especiais. 

Então vamos falar aqui sobre o que é novidade no blog.  

O primeiro é a Du Pain, padaria localizada no amado Mercado Central.

dupain

Foto: facebook Du Pain

Fotos: Facebook Du Pain

Recebi essa dica de uma amiga querida, Nana Barbi, que comanda uma conta super bacana do Instagram, a Em Casa Com Capricho. A fama dos croissants já ganhou a cidade e sim, é merecida. O pão com gorgonzola e nozes é ótimo para acompanhar um vinho. Porém o que não sai da minha cabeça é o bolo de milho. Nunca, nunca comi um bolo tão molhadinho e suculento como esse! Espetacular! Além de todos esses atributos, a padaria é um charme, os móveis de madeira são lindos e adoro ficar vendo os padeiros trabalhando. Agora, tenho que confessar uma coisa: sempre compro os pães de lá para levar, porque quando estou no Mercado Central não dispenso uma paradinha no Café Palhares para comer o pão de batata! 

A outra dica é a Bagueteria Francesa: de todos, foi o último que conheci mas foi amor a primeira mordida!

Foto: Instagram Bagueteria Francesa

Foto: Instagram Bagueteria Francesa

O carro chefe deles é a baguete de fermentação natural e não é a toa. Foi a mais leve e crocante que já comi. O brioche de lá também é ótimo! E os preços não são exorbitantes. O local tem estacionamento próprio o que é importante de salientar pois localiza-se no quarteirão fechado da Avenida Santos Dumont, porém o trânsito local é permitido. 

Padaria Vianney: localizada no bairro Funcionários, o local é, na verdade um misto de padaria, mercado e lanchonete. Relutei em incluí-la nesta lista pois já tive algumas experiências muito chatas por lá, especialmente na lanchonete. Mas quanto aos pães, não tenho do que reclamar, são deliciosos e os funcionários muito prestativos em auxiliar as compras. 

Por fim, não poderia deixar de mencionar aqui o Verdemar, supermercado que tem uma das padarias mais deliciosas da cidade. Só de pensar no pão de aveia, já começo a salivar! Pode até parecer estranho indicar uma padaria de supermercado mas em se tratando de Verdemar,  isso não surpreende. Eles são muito bons em tudo que se propõe a fazer.

Bem,  espero que esse post seja útil em diversificar as opções de pães em BH e se tiver alguma sugestão além das que acabei de mencionar, comenta aqui para eu conhecer!

7 thoughts on “Coluna da Primogênita: Dicas de BH – Os Meus Pães Favoritos Na Cidade

    • You have no idea how happy I would be to have you guys here! I would buy all those breads and more so you would have the most wonderful meals here, just like I had there at The Basque Country!

      Like

    • Fico muito feliz que tenha gostado Nana! Especialmente porque foi graças a você que eu conheci um dos lugares mencionados!

      Like

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s