Coluna da Primogênita: Dicas de Exposições em São Paulo

Se você está em São Paulo e gosta de artes, não pode deixar de conferir duas exposições incríveis que acontecem esse mês de julho. Se você não gosta de artes, vá de qualquer maneira, pois há grandes chances que você passe a gostar!

O Instituto Tomie Ohtake abriga Joan Miró, a Força da Matéria que reúne o maior número de obras do artista catalão já visto no Brasil, dentre elas pinturas, esculturas e fotografias.

A mostra segue uma ordem cronológica e talvez, na minha humilde opinião, seja isso um dos pontos mais interessantes da exposição. Ao observar o trabalho inicial do artista, confesso que comecei a ficar um pouco ansiosa, querendo entender em que momento eu começaria a achar aquilo tudo muito interessante. Até que, avistei a obra Femme et oiseau dans la nuit e fui hipnotizada.  A partir de então, a cada imagem, eu me via completamente deslumbrada pelas cores, traços e com a curiosidade aguçada para entender o que o surrealista Miró apresentava ali! Diante do despertar de sentimentos tão intensos, tive a convicção que estava diante de um trabalho genial! Vale muito a pena!

Assisti à exposição “Kandinsky:  Tudo Começa Num Ponto” em Belo Horizonte, mas atualmente ela acontece no CCBB de São Paulo.

Reúne a trajetória do russo pela primeira vez na América Latina. A mostra contempla não apenas a fase abstrata do artista, pela qual ele carrega o título de “pai do abstracionismo” mas também o período antes disso, em que retrata imagens figurativas. Foi um deleite conhecer essa fase menos conhecida de Kandinsky, com suas imagens concretas, de paisagens, vilarejos, mulheres, entre outras.  E claro,  as maravilhosas abstrações! Programa imperdível!

Que privilégio poder ver esses grandes nomes em território nacional!

Informações:

Joan Miró, a Força da Matéria

Instituto Tomie Ohtake –  Av.  Faria Lima 201, Pinheiros. São Paulo

Até 16 de agosto de 2015.

Entrada:  R$10,00

Kandinsky:  Tudo Começa Num Ponto

Centro Cultural Banco do Brasil –  R. Álvares Penteado, 112 – Centro.

Até 28 de setembro de 2015

Entrada gratuita.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.