Após escrever um post sobre a culinária tradicional alemã e outro sobre o lado histórico de Berlim, senti muita vontade de escrever sobre uma outra Alemanha, moderna e vibrante.

Foto: Arquivo Pessoal
O país esbanja no quesito inovação e não é preciso viajar para lá para saber disso! Grandes fábricas de automóveis são alemãs, como BMW, Mercedes, Audi e Volkswagen. A Bauhaus, uma das mais importantes escolas de design e arquitetura do mundo, é alemã e, infelizmente, virou história depois de Hitler & Cia. Porém, o seu legado continua a influenciar profissionais até os dias de hoje e a Alemanha é rica em projetos arquitetônicos de ponta. Esse parágrafo poderia virar um livro de exemplos do arrojo alemão. Como não é esse o objetivo do post, falarei aqui sobre a minha experiência com esse lado mais atual do país, dando também um foco em opções de gastronomia internacional, para aqueles que quiserem dar um tempo nas salsichas!
BMW Welt /Parque Olímpico de Munique
O parque olímpico foi o meu primeiro passeio da viagem. Logo ao sair da estação de metrô, dei de cara com o incrível prédio da BMW Welt. O prédio, todo em aço e vidro é maravilhoso, tanto do lado de fora quanto no interior. Inaugurado em 2007, abriga exposições de carros da BMW, Mini e Rolls Royce, e mesmo para mim, que me impressiono mais por arquitetura do que por carros, gostei muito de ver essas jóias do automobilismo de perto!

Fotos: Arquivo Pessoal
O Parque Olímpico, construído para os jogos de 1972 é tão moderno, que é muito difícil acreditar que foi construído há mais de quarenta anos. E principalmente, é lindo! Tão lindo que foi dele a foto que ilustrou o meu primeiro post sobre a Alemanha. Para ver, clique aqui.
Hauptbanhauf Berlin
Viajei de Munique a Berlim no super moderno trem bala, contemplando as diferentes paisagens alemãs e ao desembarcar no destino final, fui arrebatada pela tecnologia e modernidade da estação central (Hauptbanhauf) de Berlim. Um verdadeiro espetáculo de arquitetura e de engenharia! Também construída em aço e vidro, dispõe de vários andares pelos quais correm trens em diferentes direções e sentidos. É tão incrível que passamos um tempo, apoiados em nossas malas, somente contemplando toda essa beleza contemporânea, com a lembrança dos desenhos animados dos Jetsons.

Fotos: Arquivo Pessoal
Considerada atualmente a capital européia mais cosmopolita e vibrante, Berlim é o berço da música eletrônica e atrai jovens do mundo todo. O cenário underground é bastante movimentado, com casas noturnas famosas e uma noite super agitada. Mas, creio que, nesse quesito, eu não serei de grande utilidade! A balada não é a minha praia e eu até desconfio, fortemente, que sou parte da Geração Bocejo (para entender melhor, clique aqui). Então, ficarei devendo! Sorry! Ou melhor, entschuldigung!
E como entre ir para a balada ou conhecer um restaurante, salvo em raros casos, eu escolho a segunda opção, eu falarei agora sobre alguns restaurantes em Berlim, que eu fui e adorei:
Trois minutes sur mer:
Li sobre esse restaurante francês em algumas revistas bacanas e logo quis conhecer. Na primeira tentativa, dei de cara com a porta, pois é impossível não fazer reserva, já que o lugar está super disputado entre os berlinenses e a casa não é muito grande. No dia seguinte, mais precavidos, reservamos e entendemos o burburinho. Cardápio francês típico, com uma leitura mais moderna, a comida é deliciosa! Pedimos uma bouillabaisse, um prato provençal, típico da região de Marselha, na França, composto por frutos do mar, algumas variedades de peixes, erva-doce, laranja e açafrão, servido com pão e legumes. Para acompanhar um vinho branco e para encerrar, um café gourmand de sobremesa. Tudo estava muito saboroso e bem servido e o menu acabou por conquistar até os mais desconfiados da mesa!
Torstraße 167
Petrocelli:
Restaurante italiano é sempre uma boa segurança em viagens. No nosso primeiro dia em Berlim, depois de muita comida alemã em Munique, queríamos uma comida mais familiar e assim chegamos ao Petrocelli.Decoração moderna, ambiente aconchegante, garçons super educados e dispostos a ajudar com sugestões. E essas foram tão boas, ficamos tão satisfeitos, que no dia que não conseguimos ir ao francês, voltamos lá, já que ficam na mesma rua. Saladas, massas e tiramissus deliciosos!
Kurfürstendamm 36
Capuccino:
Conhecemos esse café pois ficava à um quarteirão do nosso hotel. Como o café da manhã não estava incluído na nossa diária, foi lá que fizemos, muitas vezes, essa refeição querida! Várias opções de cafés, tortas, bolos, quiches, ovos, sanduíches, croissants, e há também frutas, o que as vezes é difícil de encontrar em cafeterias. O preço é amigo e com isso o café da manhã de rainha rolava solto. O que para mim é fácil já que essa é a minha refeição favorita!

Fotos: Arquivo Pessoal
Neue Grünstraße 17
Kadewe:
Incluir a Kaufhaus des Westens (Kadewe) em um post sobre lugares modernos em Berlim é, no mínimo, estranho, uma vez que a grande loja de departamentos foi inaugurada em 1907!!! Mas como a curadoria da casa inclui as marcas mais contemporâneas e hypadas, tanto de roupas quanto de artigos de decoração, beleza, eletrodomésticos, resolvi inclui-la aqui! A loja é linda, tanto o prédio quantos os artigos e vale super a visita! Ah e claro, a praça, ou melhor, o andar de alimentação é sensacional! Deixa qualquer apreciador de comida, completamente desorientado!

Tauentzienstraße 21-24, 10789
Obviamente, em uma viagem de férias, não é possível conhecer todos os lugares sensacionais de cidades como Berlim e Munique, mas tentei aqui compartilhar um pouco do que vi! Espero que seja útil!
[…] Alemanha moderna. […]
CurtirCurtir