Coluna da Primogênita: Os meus clássicos de Paris

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Eu já fiz um post sobre Nova York nesses moldes. A ideia é falar de programas que eu amo e sempre quero repetir, mesmo que eu já possa ter desfrutado deles algumas vezes.

Bares, Restaurantes e afins….

Petit Pontoise:

Não preciso falar mais nada a respeito desse restaurante/ bistrô parisiense, para o qual eu já dediquei um post inteiro. Para ver, clique aqui.

Breizh Café, La Crepe Autremant:

Li sobre essa creperia em diferentes blogs e guias de Paris, como sendo a dica do melhor crepe e raclette de Paris e sem dúvidas, não me decepcionei! Excelente! Tantos os salgados quanto os doces!

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

109 Rue Vieille du Temple

Les Philosophes:

Esse não é um restaurante que eu recomendo por ter uma comida maravilhosa. A comida é gostosa sim e o menu super variado. Mas a indicação do local tem muito a ver com seu ambiente. Localizada na charmosa Rue Vielle du Temple, no Marais, em um ponto onde há vários restaurantes e bares, está sempre com um movimento super agradável. Aos domingos, especialmente, indico para tomar um brunch. E também é uma ótima escolha para comer tarde da noite já que, em Paris, os restaurantes costumam fechar cedo.

28 Rue Vieille du Temple

Um pouco mais de gastronomia (afinal de contas, estamos falando da França!):

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer em Paris é passear sem rumo por suas ruas e ser hipnotizada pela beleza e odores das boulangeries, patisseries e afins. É tudo tão lindo e aromático! Os franceses levam tão a sério sua culinária que é difícil se decepcionar! Mas claro, alguns lugares se destacam! Eu acho que neste item os “meus” clássicos não são grandes novidades mas, as vezes, nada melhor que um pouco de conservadorismo!

Mas antes de falar de locais específicos, uma das oportunidades mais bacanas para se conhecer a culinária local é desfrutar de uma das maiores tradições francesas: ir às feiras. São várias, espalhadas em vários pontos da cidade. Frutas da estação, pães fresquinhos, queijos super aromáticos, tudo delicioso . Simplesmente amo esse programa!

Marché Bastille - A maior feira de rua de Paris.  Foto: Arquivo Pessoal
Marché Bastille – A maior feira de rua de Paris.
Foto: Arquivo Pessoal

La Grande Épicerie de Paris:

Supermercado, que preza pela excelência e qualidade dos produtos, a Grande Épicerie é um programa imperdível para aqueles que gostam de cozinhar ou apreciam boa gastronomia, como eu! Empolga como parque de diversões! Além disso, fica ao lado da loja de departamentos mais incrível de Paris, Le Bon Marché

38 Rue de Sèvres

Fauchon: 

Tradicional delicatessen de Paris, localizada na Place de La Madeleine, a Fauchon é, antes de tudo, deslumbrante. É tudo tão lindo, que eu posso ficar um bom tempo só observando os mil-folhas, éclairs, mini-sanduíches de baguetes, entre outras delícias, que nem preciso comer (#sóquenão)! E essa preocupação com a estética de tudo faz com que seja um lugar ótimo para comprar uma lembrança bacana para uma pessoa querida!

30 Place de la Madeleine

Ladurée:

Definitivamente, macarrons não são os meus doces favoritos, mas os da Ladurée eu realmente gostei e por isso indico aqui! A loja é um charme e tem uma casa de chá delícia!

16-18 Rue Royale

Regiões ou Bairros Favoritos:

Île Saint-Louis:

Localizada bem próxima à famosa Île de la Cité (ilha onde fica a Catedral de Notre Dame), a Île Saint-Louis é mais calma e residencial. O que faz dela um passeio imperdível é a beleza e a elegância de suas construções, uma aparente calma no meio dos tantos locais turísticos da cidade, permitindo uma caminhada tranqüila, especialmente se acompanhada de um sorvete Bertillon! A clássica e tradicional sorveteria não pode ficar de fora da programação, nem mesmo em dias de chuva!

Saint Germain de Près/ Quartier Latin:

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Para mim, essa parte do lado esquerdo (Rive Gauche) é a região mais legal de Paris! Gosto muito de Saint-Germain à noite, principalmente em torno da Rue de Buci, com seus bares e cafés,cheios de gente bacana, tanto turistas quanto locais. De dia, também é bem legal, com um movimento bom de músicos e artistas de rua e algumas feiras interessantes. Essa área tem uma vibe cultural, hospedando galerias de arte, livrarias e casas de escritores. A Boulevard Saint Germain concentra lojas de design legais! E como se não bastasse, é lá que fica o histórico Café de Flore.

Já o Quartier Latin, tem toda uma áurea intelectual, estudantil pois lá se situa a importantíssima Sorbonne. Atrações turísticas famosas da região são o Pantheon, a Boulevard Saint-Michel, sempre movimentada e o deslumbrante Jardin Luxembourg! Menos conhecida, no Quartier Latin localiza-se um lugar do meu coração: a Place de la Conterscape, uma pequena praça que eu e minhas amigas descobrimos por acaso e adoramos! Com vários cafés, se o tempo estiver bom, fica todo mundo sentado nas mesas das calçadas, curtindo o sol! Nestas ocasiões, costumávamos ir a loja Hagen-Daaz , aproveitar as várias opções de sorvetes com cookies, bolos e caldas deliciosas! Talvez uma opção não muito parisiense mas que não deixa de ser boa demais!

Dei uma dica neste post, sobre o hotel que adorei me hospedar e que várias pessoas que já indiquei gostaram também!

Première Arrondisement:

Esta é a região que eu considero a mais suntuosa de Paris, de uma beleza ímpar! Nesta região, além do óbvio passeio ao Museu do Louvre, sugiro passar umas horas, no gramado do lindo Jardin des Tuileries, somente apreciando o momento.

O Palais Royal tem também um jardim super bonito, que abriga instalações artísticas e tem uma galeria de lojas bem legais. Atras do Louvre, fica o Musée de Mode et Textilies et des Arts Décoratifs. Eu, como uma quase-arquiteta, amei esse programa, que passa sobre todas as fases do mobiliário e decoração e permite, no último andar, uma vista linda de Paris! A parte dedicada à moda eu não vi, pois estava fechada para troca de exposições.

Por fim, a chiquérrima Place Vendome, que abriga marcas super exclusivas, além do icônico Hotel Ritz. Nada que as minhas condições permitam desfrutar mas tudo isso faz parte do imaginário coletivo de Paris, então vale a visita!

Lojas/Compras:

Marais:

Um dos meus bairros preferidos da cidade, o Marais abriga muitas lojas bacanas, de marcas locais além das internacionais. Obviamente, o bairro não se limita a isso, tendo várias atrações incríveis como a simétrica e linda Place des Voges, a maison Victor Hugo, o deslumbrante Hotel du Ville, a Bastilha, com todo seu valor histórico, o Centre Jorge Pompidou, do qual eu falarei mais adiante. Apesar disso, coloquei o bairro no ítem de compras, pois era aqui que eu via algumas das lojas mais fofas da cidade e acho uma delícia passear por lá observando as vitrines e eventualmente fazendo alguma compras.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Galeries Vivienne:

Essa passagem coberta de Paris é simplesmente maravilhosa! Descoberta meio que por acidente, em minhas caminhadas sem rumo pela cidade, fui atraída pelo nome, o mesmo da minha digníssima irmã, autora deste blog! E qual foi a minha surpresa ao constatar que estava em um dos locais mais lindos da cidade. O piso, o teto, todos os detalhes decorativos são encantadores!

Collete:

Loja moderninha, bem familiar àqueles que gostam de moda e design, é a concept store mais famosa de Paris. Muita coisa bacana para ver, gostei particularmente da sessão de papelaria, com opções descoladas.

Galerie Lafayette:

Essa loja de departamentos já é, verdadeiramente, um ponto turístico da cidade. Realmente o prédio é lindo, as opções de compras são vastas mas o que eu mais gosto de fazer é subir até o roof-top e apreciar a linda vista da cidade, sentada no bar, bebericando um vinho! Uma delícia!

Vista do terraço da Galerie Lafayette. Foto: Arquivo Pessoal
Vista do terraço da Galerie Lafayette.
Foto: Arquivo Pessoal

CityPharma:

Estou rindo de mim mesma, pois todas as minhas dicas de compras acima, são mais dicas de passeios onde eventualmente se compra algo, do que dicas de compras! Mas se tem um lugar que eu realmente vou com o objetivo único e exclusivo de comprar em Paris, é essa farmácia. Sendo dermatologista, é um paraíso para mim e para meus pacientes que estão de viagem marcada para a cidade, para quem costumo fazer uma lista de produtos com preços bem camaradas! Então a minha dica é essa: primeiro consulte o seu médico (dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, por favor!!), peça dicas de produtos adequados para o seu tipo de pele e depois faça a festa na CityPharma! Afinal de contas, o euro não está barato para você torrar com coisas inapropriadas! Detalhe: as opções de produtos e os bons preços são tão atraentes para as brasileiras que a loja conta com atendentes que falam português!

Museus

Centre Pompidou Foto: Arquivo Pessoal
Centre Pompidou
Foto: Arquivo Pessoal

Centre George Pompidou:

O edifício do museu, em si, não me agrada, mas o conteúdo… como adoro arte contemporânea, sou muito fã!

Musée d’Orsay:

Ao contrário do Pompidou, sou encantada pelo projeto arquitetônico deste museu! E pelo conteúdo também! Antiga estação de trem, o prédio foi revitalizado para receber o museu, que é voltado para o estilo impressionista. Ao ver algumas obras de Renoir, Degas e Monet,me emocionei .

Musée du Louvre:

Dispensa maiores comentários, exceto de que é um clássico pois a cada visita à cidade, pretendo conhecer algumas exposições deste que está entre os maiores museus do mundo! Não tinha como ficar de fora! 

Após escrever essas dicas, fiquei com uma vontade enorme de voltar a Paris, essa cidade tão abundantemente linda! Adoraria ler, nos comentários, as dicas de vocês! Sintam-se a vontade!

Anúncios

2 comentários em “Coluna da Primogênita: Os meus clássicos de Paris

  1. Difícil encontrar dicas tão completas (e confiáveis) em blogs de viagem. Mas nesse eu confio de olhos fechados! Segui as dicas da primogênita em Nova York e a viagem se tornou um espetáculo!!! Dicas realmente preciosas, que ainda bem que são compartilhadas por aqui!
    Estava ansiosa por essas dicas de Paris! E vou em busca de cada lugar, sabor, beleza e cenário aqui indicados, pois sei que certamente valerão a pena!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nana, você não imagina o quanto o seu comentário me deixou feliz!!! Muito obrigada pelo carinho e pelas palavras! Aproveite muito! Beijos

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.