Redes Sociais: Por Um Melhor Uso do LinkedIn

Alguns dias atrás, eu estava conversando com um amigo sobre o LinkedIn.

Ele tem conta nesta rede social, mas seu perfil não está atualizado e mal abre para ver o que tem lá. Seu argumento é que médico, as vagas de emprego que aparecem por lá não são interessantes para ele e, por isso, não tem vontade de ficar olhando.

Claro que, ao ouvir isso tudo, a minha reação foi tentar mostrar a ele como está perdendo a melhor rede social que existe, que está longe de ser útil apenas pelas vagas de trabalho. Independentemente de qual seja a sua profissão.

E foi isso que me inspirou a escrever esse post, para ir além dos Infográficos que já postei sobre ela.

Argumentarei sobre como o LinkedIn é super ultra mega bacana.

linkedin

Sobre as vagas de emprego (não tem como não falar sobre elas):

Como é possível aparecer vagas legais, se o seu perfil não está bem preenchido? Se você não coloca qual é sua experiência, quais são seus interesses, eu acho que é pedir demais. Agora, se tiver bem preenchido, a sua relação com a rede pode melhorar bem, mas não significa que você encontrará o emprego do sonho em um passe de mágica*, no seu e-mail. Tem que pesquisar.

Sem contar que, hoje em dia, mesmo quando se aplica para uma vaga de trabalho vista fora da rede, os recrutadores têm entrado nela para ver os perfis. Então, vale deixá-lo bonitinho, né?

Sobre os grupos de discussão:

Na minha opinião, aqui está uma das variáveis mais importantes na hora que eu classifico o LinkedIn como “a melhor rede social que existe”. Lá, eu participo de grupos diversos: de Relações Internacionais, de Política (nacional e internacional), de leitores da Economist, da Harvard Business Review, de Administração Pública, de grupos que dão dicas de como melhorar oratória e por aí vai.

Na grande maioria dos casos, o nível do debate é excelente! E tem mais: muitos recrutadores participam desses grupos e estão extremamente interessados no que as pessoas estão falando. Levam tanto isso em consideração quanto o seu perfil. Acho bacana demais!

Sobre as Empresas que lá estão:

Várias empresas têm perfil lá, basta segui-las. E elas não somente publicam oportunidades de emprego, mas também relatórios, notícias. Se alguma te interessa, é legal saber o que elas estão postando, né? Principalmente, se um dia rolar uma entrevista de trabalho (há de se pensar grande).

Sobre o LinkedIn Pulse: O Pulse apareceu aqui no words of leisure quando eu escrevi sobre os Leitores de Notícias. Naquela época, ele não era o meu principal leitor, hoje é. E isso se deu pela integração dele ao LinkedIn, que comprou o aplicativo pela pequena bagatela de 90 milhões de doletas!

linkedin_pulse_-600x300

Eu gostei demais da união, já que ele continuou lindão, mas ficou ainda mais útil. Hoje, é indispensável na minha vida. É possível ler notícias, acompanhar posts das empresas, de pessoas inspiradoras. E não somente no iPad/iPhone, mas também pela própria rede. Muito top!

Sobre os Influencers:

Tem um tempo (serei honesta ao falar que não sei exatamente quando foi) o LinkedIn criou o programa Influencers, em que pessoas que servem de inspiração (nas suas áreas ou para além delas) escrevem diversos tipos de posts. Sejam sobre suas carreiras, conselhos sobre como lidar com o trabalho, o que esperam nas pessoas que contratam.

LinkedIn Influencers

Acima, alguns dos que estão lá que eu sigo. Eles também podem ser acompanhados pelo site da rede ou pelo Pulse.

Honestamente, talvez isso seja o que eu mais gosto no LinkedIn, hoje. Já li cada coisa sensacional por lá, cada dica boa para o dia a dia.

Recomendo horrores!

Então, aos que acham que a rede só serve para mostrar vaga de trabalho, espero ter mostrado alguns motivos para clicar em LinkedIn.com e começar a aproveitar aquela que é, repito, a melhor rede social, na minha opinião.

PS: Isso tudo que escrevi acima é de graça, mas é possível também pagar pelos planos que tornam a busca por empregos ainda melhor. Não é barato, mas eu vi usei o período gratuito e achei muito bom. Só não tenho a $.

*Se aparecer, ótimo!

Ficam as dicas.

Volto mais tarde | Ao som de The National – Wasp Net |

Anúncios

3 comentários em “Redes Sociais: Por Um Melhor Uso do LinkedIn

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.