Coluna da Primogênita: Miami Cultural

Cidade tradicionalmente conhecida pelas ótimas opções de compras, vida noturna agitada, refúgio dos aposentados americanos, em busca de tranqüilidade e clima ameno, Miami tem se tornado referência em outro setor, o das artes.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Tudo isso começou em 2002, quando a cidade se tornou uma das sedes da Art Basel, a maior feira de arte moderna e contemporânea. O evento ocorre todo mês de dezembro e na sua última edição, em 2013, atraiu mais de 75000 visitantes de todo o mundo. Na ocasião, houve a inauguração do Pérez Art Museum. Projeto arquitetônico do escritório suíço Herzog & de Meuron, a construção é muito linda e harmoniza perfeitamente com a paisagem da baía da cidade.

Fonte: pamm.org
Fonte: pamm.org

O museu abriga exposições de artistas norte e latino-americanos, coerente com o que a própria cidade de Miami representa na união destes povos. No segundo semestre deste ano, a brasileira Beatriz Milhazes ganhará uma exposição por lá e recomendo muito para quem estiver na cidade! O trabalho dela é lindo, reconhecido mundialmente e é um orgulho ver o seu trabalho ser exposto nos principais museus e galerias mundo afora!

Em um cenário mais alternativo, há Wynwood. Trata-se de um bairro que tradicionalmente abrigava fábricas e que tem sido revitalizado com o trabalho de artistas de rua e grafiteiros, cada vez mais atraindo nomes de peso da “street art”, dentre eles, os brasileiros, Os Gêmeos, e também, os turistas. Achei o lugar meio complicado de achar, mas valeu a pena a procura. Fiquei completamente encantada com a originalidade e a beleza das obras!

Fotos: Arquivo Pessoal
Fotos: Arquivo Pessoal

Para saber mais informações, clique aqui

E o mais legal, foi ver instalações em diferentes locais, nas ruas mesmo…

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Mesmo com tantas novidades, não posso esquecer de mencionar algo pelo qual Miami, há muitos anos é conhecida: o Art Déco. South Beach tem o maior número de edifícios deste estilo arquitetônico no mundo, sendo na Ocean Drive e nas avenidas Collins e Washington,a maior concentração deles. Mesmo não sendo o estilo que mais me atrai, fiz um tour a pé, guiado, organizado pelo Art Déco Welcome Center e gostei muito! Para quem gosta de arquitetura, recomendo pois é uma maneira bem eficiente de conhecer melhor a história e enxergar todos aquelas construções com um novo olhar.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Realmente, muito bacana ver a dinâmica em que a cidade muda e vê o futuro e ao mesmo tempo, valoriza sua história, seu passado!

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Publicado por

Primogênita

Médica dermatologista,formada pela UFMG, sempre tive muitos interesses, tanto que antes da Medicina, fiz dois anos de faculdade de Arquitetura, a qual a vida toda tinha a convicção que seria minha profissão. Mas a prática muda nossas certezas, tomei um rumo profissional mais feliz, porém mantenho a minha paixão, agora como admiradora, do mundo da arquitetura,do design e do urbanismo. E mais a gastronomia, o cinema, os livros, a fotografia, toda essa miscelânia, me impulsiona a sempre querer viver, conhecer e viajar mais! E uso esse espaço que me foi oferecido pela minha irmã e grande amiga, Vivi, para compartilhar as minhas experiências! Muita responsabilidade colaborar para um blog que eu sou tão fã, mas espero que gostem e que dividam também as suas dicas de viagens! Ah,e o meu nome é Isabela, mas podem me chamar de primogênita!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.