Coluna da Primogênita: Miami Cultural

Cidade tradicionalmente conhecida pelas ótimas opções de compras, vida noturna agitada, refúgio dos aposentados americanos, em busca de tranqüilidade e clima ameno, Miami tem se tornado referência em outro setor, o das artes.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Tudo isso começou em 2002, quando a cidade se tornou uma das sedes da Art Basel, a maior feira de arte moderna e contemporânea. O evento ocorre todo mês de dezembro e na sua última edição, em 2013, atraiu mais de 75000 visitantes de todo o mundo. Na ocasião, houve a inauguração do Pérez Art Museum. Projeto arquitetônico do escritório suíço Herzog & de Meuron, a construção é muito linda e harmoniza perfeitamente com a paisagem da baía da cidade.

Fonte: pamm.org
Fonte: pamm.org

O museu abriga exposições de artistas norte e latino-americanos, coerente com o que a própria cidade de Miami representa na união destes povos. No segundo semestre deste ano, a brasileira Beatriz Milhazes ganhará uma exposição por lá e recomendo muito para quem estiver na cidade! O trabalho dela é lindo, reconhecido mundialmente e é um orgulho ver o seu trabalho ser exposto nos principais museus e galerias mundo afora!

Em um cenário mais alternativo, há Wynwood. Trata-se de um bairro que tradicionalmente abrigava fábricas e que tem sido revitalizado com o trabalho de artistas de rua e grafiteiros, cada vez mais atraindo nomes de peso da “street art”, dentre eles, os brasileiros, Os Gêmeos, e também, os turistas. Achei o lugar meio complicado de achar, mas valeu a pena a procura. Fiquei completamente encantada com a originalidade e a beleza das obras!

Fotos: Arquivo Pessoal
Fotos: Arquivo Pessoal

Para saber mais informações, clique aqui

E o mais legal, foi ver instalações em diferentes locais, nas ruas mesmo…

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Mesmo com tantas novidades, não posso esquecer de mencionar algo pelo qual Miami, há muitos anos é conhecida: o Art Déco. South Beach tem o maior número de edifícios deste estilo arquitetônico no mundo, sendo na Ocean Drive e nas avenidas Collins e Washington,a maior concentração deles. Mesmo não sendo o estilo que mais me atrai, fiz um tour a pé, guiado, organizado pelo Art Déco Welcome Center e gostei muito! Para quem gosta de arquitetura, recomendo pois é uma maneira bem eficiente de conhecer melhor a história e enxergar todos aquelas construções com um novo olhar.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Realmente, muito bacana ver a dinâmica em que a cidade muda e vê o futuro e ao mesmo tempo, valoriza sua história, seu passado!

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s