Coluna da Primogênita: Malas e Outros Preparativos Pré-Viagens

Viajar é uma das melhores coisas da vida, mas como nem tudo é perfeito, há algo sobre viajar bastante irritante: as malas.

Mala não tem esse nome à toa e pode atrapalhar bastante o seu programa, seja pelo peso, pelas roupas mal escolhidas ou pela falta de espaço.

Sempre odiei arrumar ou desfazer mala, achava uma perda de tempo pensar nelas enquanto eu podia estar planejando a minha viagem, os meus passeios. Mas depois de fazer um mochilão, logo após ter quebrado o pé e removido a imobilização, ter tido a minha mochila extraviada, e ter os meus documentos roubados no primeiro dia de viagem, finalmente conclui o quanto que uma boa organização é importante! Desde então, tento me aprimorar neste quesito e compartilharei aqui algumas coisas que eu aprendi e algumas dicas. Pode parecer muito trabalhoso mas, hoje, eu acredito que um dia de planejamento e organização poupa tempo, dinheiro e estresse naqueles momentos que devem ser apenas de descontração.

Alguns cuidados iniciais 

Pesquisar a temperatura local e considerar o número de dias que você estará fora. Viagens para o campo, praia, cidade, a negócios, para a prática de esportes exigem malas completamente diferentes, então essa definição é o ponto de partida.

O meio de transporte principal da sua viagem também influencia:

  • Em viagens de carro, considere o tamanho da mala que você levará de acordo com o tamanho do porta-malas. Tenha em consideração as outras pessoas que viajarão com você e que também levarão seus pertences.
  • Em viagens de avião, sempre verifique qual é o número de malas, o peso e as dimensões permitidas. Esses valores variam e deve-se ficar atento em casos de viagens em que há um trecho internacional e outro nacional operados por diferentes companhias aéreas. Isso evitará que você tenha que despachar a mala de mão e principalmente, que tenha que pagar excesso de bagagem que, em geral, é caríssimo.
  • Se a sua viagem for de trem, lembre-se que hoje em dia, os carregadores de mala não estão mais por aí e quanto mais pesada ou grande for a sua mala, mais dificuldade você terá para embarcar e para encontrar um lugar para ela, já que os espaços disponíveis nos trens são pequenos. Vale lembrar que se você estiver viajando sozinho, ir ao banheiro das estações com as malas ou mochila pode ser um desafio!

Os documentos, como identidade, passaportes, além das passagens, vouchers de passeios, comprovante de hospedagens, devem andar sempre na bolsa de mão. Eu costumo fazer cópia de tudo e salvar no Dropbox, pois assim o acesso fica fácil em qualquer computador com internet. A Vivi fez um post sobre esse aplicativo aqui. Se você comprou moeda estrangeira em cartão pré-pago, leve todos os comprovantes com você. Eles podem ser exigidos na Imigração.

O dia de arrumar as malas

Selecione um dia tranquilo, em que você não esteja abarrotado de compromissos e com alguma antecedência da sua viagem para arrumar a maior parte da sua mala. Isso faz com que você possa pensar com calma, ver quais roupas precisam ser lavadas, experimentar aquela antiga que você adora mas que pode já não estar te servindo mais, avaliar o que está faltando e fazer alguma compra de última hora. No dia de viajar, deixe para arrumar apenas as nécessaires.

Arrumando as nécessaires Foto: Arquivo Pessoal
Arrumando as nécessaires
Foto: Arquivo Pessoal

 

No post sobre compras em Miami, já falei sobre como o Wunderlist me ajudou e o citarei novamente aqui. Eu costumo listar tudo o que vou levar, em cada mala, neste aplicativo. A primeira vez que se faz isso pode ser trabalhosa, mas sempre deixo salvo e adapto para a próxima viagem. Isso ajuda muito a lembrar de todos os itens na hora de fazer as malas e também caso, Deus me livre, haja um extravio de malas, você tem a listagem de tudo que levou.

A lista da mala de NY serviu como base para a lista da viagem seguinte: Miami
A lista da mala de NY serviu como base para a lista da viagem seguinte: Miami

Levar mala de mão, em viagens maiores, de avião, é super importante. Nela, carrego uma muda nova de roupas, se caso (bate na madeira), a mala for extraviada. Levo também os objetos de valor como eletrônicos – máquina fotográfica, celular, tablet, com os respectivos carregadores – alguma jóia e também a nécessaire com os produtos de higiene básicos. Vale lembrar que todas as embalagens de produtos líquidos devem ter, no máximo, 100 ml e que materiais pérfuro-cortantes são proibidos na mala de mão.

Para selecionar as roupas que eu levarei, gosto de esticar tudo o que eu penso em levar sobre a cama. Com isso, consigo ter uma noção de quantidade e acabo por fim, retirando uma quantidade importante de peças, conseguindo fazer uma edição mais enxuta. Se a viagem for para algum lugar onde as compras são parte do programa, como por exemplo, a Flórida, leve uma mala ainda mais restrita com espaço de sobra para as novas aquisições.

IMG_0269

Tudo sobre a cama para uma noção geral.

Conforto e praticidade são fundamentais mas sair bem nas fotos, que você guardará para sempre (ou que postará no facebook), também é legal. Equilibrar isso é um desafio. Roupas de tons neutros, de tecidos que não amassam, sapatos com salto confortável (de preferência, sem saltos) são os primeiros itens para essa equação. Evite sapatos novos, pouco usados, que podem ser desconfortáveis após uma longa caminhada, roupas muito coloridas ou estampadas, difíceis de combinar entre si. Deixe para os acessórios, as cores, a criatividade na hora de montar a produção. Eles, em geral, são menores e mais fáceis de carregar.

No dia de viajar

Viaje com uma roupa confortável. Leve sempre um paletó ou uma echarpe e meias pois pode ficar bem frio nas viagens aéreas.

Para viagens internacionais, escolha um sapato que, além de confortável, seja fácil de ser retirado. Em muitos aeroportos, será exigido que você o retire.

Evite carregar uma bolsa muito pesada, levando apenas o essencial. Assim, você não chegará no seu destino, com uma super dor nos ombros!

Hidratantes faciais, para os lábios e mãos são importantes para viagens longas de avião já que o ar condicionado castiga. E para viagens terrestres ou marítimas, aplicar sempre o filtro solar, FPS 30 – no mínimo – nas áreas que a roupa não cobre. E reaplicar a cada duas horas.

Se você toma algum remédio de uso contínuo vale a pena levar a receita médica com você.

Para inspirar

Listo aqui algumas fontes nas quais tenho me inspirado na hora de arrumar as malas, pensar nas roupas para levar e me organizar:

  • O blog da Consuelo Blocker. Inteligente, super elegante e descolada, a Consuelo viaja muito e antes de cada viagem, ela escreve sobre a mala que leva, fotografando e descrevendo o processo de escolha dos itens. Tudo sempre muito prático e estiloso.
  • O blog DriEverywhere, da Adriana Miller, que já foi dica aqui no words of leisure. Sério, acho que ela é uma das pessoas que mais viaja que eu já vi. Realmente, já esteve everywhere e o seu blog é muito informativo. E como se não bastasse, ela tem um segundo blog, o BeautyEveryWhere, no qual dá algumas dicas de organização de nécessaires, na hora de viajar, produtos bacanas de comprar no exterior. Só acho importante ressaltar o cuidado na hora de ler os blogs de beleza, já que o que funciona na pele de quem escreve pode não funcionar na sua. O ideal é consultar um profissional especializado antes de sair torrando seu dinheiro, de forma inadequada.
  • Livro Viajante Chic da Glória Kalil. Apesar da autora estar em um nível de etiqueta e finésse no qual eu não me encontro, achei esse livro bem prático e interessante. Tem uma checklist que é uma ótima orientação na hora de fazer as malas, além de um passo a passo de como distribuir as roupas nas malas super útil.

Para finalizar 

Para que o processo de organização não fique muito entediante, sugiro fazê-lo ao som de uma boa música e acompanhado de uma taça de vinho ou da sua bebida favorita. Com isso,tudo fica mais gostoso!

Boa viagem!

 

Anúncios

2 comentários em “Coluna da Primogênita: Malas e Outros Preparativos Pré-Viagens

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s