Coluna da Primogênita: Os Meus Clássicos de NYC

De tempos em tempos, amigos que estão planejando a primeira viagem a NYC me pedem dicas do que seria imperdível na cidade em um período curto.
A primeira coisa que eu tenho certeza é que, nem indo várias vezes à cidade, é possível dizer que a conhece bem! Nova Iorque é uma cidade muito dinâmica, viva, com novidades a cada dia!
Mas claro, que existem aqueles lugares do coração que acredito que, mesmo se eu fosse um milhão de vezes (quem me dera!) não me cansaria de repetir! Esses são os meus clássicos de NYC, adorados, indispensáveis. Apesar de já ter escrito alguns posts sobre a cidade, resolvi neste enumerar o que eu realmente, não deixaria de fazer na cidade, quando voltar. Dividi em algumas categorias para até facilitar a programação para os passeios e por categoria, darei 3 opções.
Restaurantes, bares e afins:
– Pearl Oyster Bar: como já mencionado neste post, este é o primeiro lugar que eu penso em jantar, quando penso na possibilidade de ir a NYC! Lobster roll é a minha receita americana favorita!
– Eataly: não sei se o Eataly se encaixaria exatamente nesta categoria, pois o lugar é praticamente um parque de diversões para os gulosos, como eu! É um grande mercado, com vários restaurantes, bares cafés, além de vender livros de culinária e utensílios gourmets. Idealizado pelo chef pop-star Mário Batali, o Eataly é um super sucesso e se o assunto gastronomia te interessa, a visita é imperdível!
– Café Habana: aqui se come o melhor milho da vida!!! E aí você me pergunta: milho??? Foi exatamente isso que eu pensei quando uma amiga queridíssima, que morava em NY, disse que me levaria lá. Mas após ir, entendi completamente! Temperado com queijo, o milho é tão gostoso que atrai inclusive, várias celebridades para o local, que tem um clima jovem e descontraído. Localizado a alguns passos do New Museum, a região já é, por si só, bem agitada.
O melhor milho do mundo.  Foto: Arquivo Pessoal
O melhor milho do mundo.
Foto: Arquivo Pessoal
Parques, praças e áreas verdes:
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
É claro que não preciso incluir o Central Park nesta lista, pois independente de eu falar ou não, ele é um consenso, definitivamente imperdível, em qualquer estação do ano!
–  High Line: já falei sobre ela, aqui.
– Bryant Park: localizado atrás da linda biblioteca pública, em plena Midtown, o pequeno parque retangular é um oásis, no caos capitalista e consumista da região! Adoro sentar lá, descansar, ficar de bobeira, só observando as pessoas passarem!
– Washington Square Park:  jovem, cheia de skatistas, músicos, universitários – a New York University fica logo ali – esse local, para mim, representa o espírito nova iorquino.
Bairros ou regiões:
– Soho/ West Village: Apesar de nunca ter escrito um post específico sobre esses dois bairros, localizados um ao lado do outro, eles estão presentes em várias dicas que já dei por aqui. Muitos podem dizer que, atualmente, estão tomados por turistas ou que perderam o charme original, mas eu ainda amo passear por lá e sei que são os meus dois bairros favoritos de Nova Iorque.  Adoro me perder nas ruazinhas dos bairros, olhando para cima, encantada com o estilo das construções, de tijolinhos e as famosas brownstones. Sem dúvida, um estilo clássico nova-iorquino! Aqui o meu lado consumista também aflora, vendo as vitrines das lojas mais fofas e criativas e também observando o visual dos locais, em geral, muito estilosos. Sim, aqui mora, o meu amor por Nova Iorque!
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Pontos turísticos:
Quem acompanha a minha coluna aqui, no words of leisure, sabe que fazer city tour ou dedicar o meu  tempo a conhecer monumentos tradicionais não é prioridade nas minhas viagens. Mas existem certos elementos que moram no nosso imaginário e que, diante deles, emoções são provocadas.
–  Alguns edifícios de NYC agem, dessa maneira, sobre mim: do ponto de vista arquitetônico, o Chrysler Building é o meu favorito, o mais lindo de todos! Amo também o Flatiron (fica bem próximo ao Eataly).
Chrysler Building Foto: Arquivo Pessoal
Chrysler Building
Foto: Arquivo Pessoal
Flatiron Building Foto: Arquivo Pessoal
Flatiron Building
Foto: Arquivo Pessoal

O Hotel Plaza sempre me traz lembranças de filmes da infância, tipo Esqueceram de Mim ou Cuidado com as Gêmeas. E o icônico Dakota Building, onde John Lennon e Yoko Ono moravam (ela ainda mora) me faz pensar que eu queria ter vivido naquela época.

– Lincoln Center: localizado no Upper West Side, esse centro das artes já é, por si só, um espetáculo a parte. Fiquei completamente apaixonada por uma ópera que assisti lá, mesmo não entendendo (nem gostando) muito de ópera! Acho que foi influência do local.
– Grand Central Station: Quantos filmes ou séries de TV já gravaram aqui? A estação central é simplesmente maravilhosa!
Comfort Food:
Já escrevi um post detalhado sobre isso, aqui, e volto a dizer: NYC é a cidade da Comfort Food.
– Frozen Yogurt da Forty Carrot
– Cookies do Insomnia Cookies
– Chelsea Market: tudo lá é uma delícia
Museus
– MoMA: essa  pode ser uma indicação controversa pois não é todo mundo que gosta, como eu, de arte contemporânea. Mas acho que, independente, o museu vale a visita!
– MET: é o museu de artes clássicas de NYC. O prédio é lindo e enorme! Não deixe de visitar o rooftop, a vista da cidade é de tirar o fôlego, tanto que o museu usa muito esta laje para apresentar algumas instalações bacanas!
– Museu de História Natural: mesmo que a princípio, este museu não tenha me interessado muito, depois de um tempo lá dentro, fiquei encantada. Simplesmente muito divertido.
Estou quase morrendo de não citar o Guggenheim aqui, pois sou apaixonada por esse projeto do Frank Lloyd Wright, um dos maiores nomes da arquitetura americana. Se não for pelas obras de arte, vale pelo projeto arquitetônico.
Museu Guggenheim  Foto: Arquivo Pessoal
Museu Guggenheim
Foto: Arquivo Pessoal
Bem, mesmo fazendo um esforço, para tentar resumir ao máximo, a lista de clássicos é extensa. Imagina qual não é o meu ritmo,  ao pensar em uma viagem para lá, programando o que quero repetir com todas as novidades que quero conhecer? No final, o tempo é sempre curto!
E vocês, alguma dica do coração sobre NYC?
Anúncios

5 comentários em “Coluna da Primogênita: Os Meus Clássicos de NYC

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.