Quando você pensa em comida americana, qual o seu primeiro desejo?
Um hambúrger suculento, acompanhado de muita batata frita e Coca-Cola e, quem sabe, finalizado por um milkshake de chocolate? Huuummmm… tem horas que essa é mesmo a melhor pedida e só tenho a agradecer aos americanos por tal invenção! Mas talvez porque, hoje, fazer essa refeição seja bastante acessível aqui no Brasil com várias casas que oferecem versões bastante sofisticadas, quando eu sonho com uma comida dos ianques, não é esse o meu desejo imediato!
A origem dos meus devaneios gastronômicos é a região de New England, composta por seis estados do nordeste do país. A culinária local típica tem como base os frutos do mar e só essa informação já é, para mim, motivo suficiente para querer planejar uma viagem para lá!
O meu prato favorito e motivo de salivação só de começar a pensar é o lobster roll. Trata-se de um sanduíche de lagosta, servido no pão amanteigado, tipo cachorro quente, acompanhado de batatas-fritas. Sério, é só provando para entender o tamanho da delícia.
Deixo aqui uma dica de dois restaurantes em Nova Iorque, no West Village, uma das regiões mais bacanas da cidade, aonde come-se esse manjar dos deuses!

Pearl Oyster Bar – Tido por muitos como o melhor lugar da cidade para se comer o lobster roll, foi lá que eu me encantei pela primeira vez! O lugar é pequeno, mas super aconchegante! Confesso que um ano depois, quando retornei, fiquei um pouco triste pois achei que o sanduíche estava menor e mais caro! Mas o sabor continuava indescritível e apesar da redução global do tamanho, eles não economizaram na lagosta!!! Já ouvi dizer que as ostras de lá também são maravilhosas, mas eu simplesmente não consigo variar o meu pedido!
Mary’s Fish Camp: Criado pela co-fundadora do Pearl Oyster Bar que partiu em um novo projeto, o Mary’s Fish Camp, para mim, vence no quesito descontração! Não sei se foi o dia que eu fui, mas achei o clima mais jovem, divertido, com música boa tocando ao fundo! O bar estava cheio de pessoas tomando cerveja e conversando entre as diferentes mesas. E o lobster roll de lá também é muito bom! Além do West Village, tem uma filial no Brooklyn.
O meu segundo prato dos sonhos, pasmem, é uma sopa! Sim, é isso mesmo!!! A clam chowder é uma sopa espessa de mariscos, que experimentei e viciei nos longínquos tempos do meu intercâmbio. Talvez venha dessa memória afetiva, a minha preferência por um prato que é servido como entrada em muitos restaurantes e custa, quando muito, uns 8 dólares. Geralmente acompanhado de uns biscoitinhos (oyster crackers), para mim, muitas vezes, é o prato principal, especialmente quando as temperaturas estão mais baixas! Existem duas versões: New England e Manhattan. A principal diferença entre elas está no uso do tomate, presente no segundo. Apesar de adorar tomates, acho a New England, disparada, a melhor. Como dicas de locais relacionados ao meu intercâmbio podem estar bastante desatualizadas (Vivi, se quiser me enviar para lá, para eu escrever aqui no blog, estou à disposição! Rá), deixo aqui algumas opções em NYC:
The Grand Central Oyster Bar & Restaurant

Localizado na icônica e linda Grand Central Station, o tradicional restaurante tem um menu super variado, mas aqui o clam chowder tem uma razão de ser a minha escolha. Como, muitas vezes, eu passava rápido pela estação, em conexão para outros lugares, a opção de uma sopa quentinha e rápida era muito bem vinda. Um fast food mais charmoso!
Chelsea Market

Experimentei em uma filial da Hale and Hearty, apenas uma das lojas fofas deste mercado “tem que ir”, na região também imperdível do Chelsea/Meetpacking District. Estava uma delícia, super cremosa, mas a sopa foi apenas uma deixa para eu recomendar veementemente o passeio! Do lado da Highline, uma das intervenções urbanísticas mais interessantes de NY, o mercado conta com cada lojinha que deixa qualquer guloso doido! Tem Amy’s Bread, com uma enorme variedade de pães, os chocolates Jacques Torres, os cookies da Eleni’s, os sorvetes L’arte Del Gelato, apenas citando algumas comidinhas, pois também tem café, brownies, cupcakes. O Morimoto é um restaurante oriental bem famoso que eu AINDA não conheço. E por fim, tem uma filial da Antropologie, uma das lojas mais fofas da cidade, com uma seleção de roupas e peças de decoração lindas de morrer!!
Bem, esse post abriu meu apetite, vou parar por agora e fazer um lanchinho! Light, pois reeducação alimentar para mim é isso: comportar bem no dia a dia e enfiar o pé na jaca nos momentos oportunos!
Informações úteis:
Pearl Oyster Bar:18 Cornelia Street, (212).691.8211
Mary’s Fish Camp: 64 Charles Street, (646) 486 2185
162 Fifth Avenue, Brooklyn, (718) 783 3264
The Grand Central Oyster Bar & Restaurant: East 42nd Street , (212) 490-6650
Chelsea Market: 75 9th Avenue, (212) 206-8338
[…] sou suspeita, pois amo sopas, cremes, caldos e afins, de diversas origens – já contei neste post como a sopa de mariscos – clam chowder – é um dos meus pratos americanos favoritos – […]
CurtirCurtir
[…] Market: atração imperdível, que já foi comentada em outro post, no words of […]
CurtirCurtir
[…] sem pestanejar, pedi imediatamente o lobster roll, meu prato americano favorito, como já contei aqui e aqui! Porém fiquei intrigada pois não vi a tal fila e nem achei o local tão bacana (em termos […]
CurtirCurtir
[…] darei 3 opções. Restaurantes, bares e afins: – Pearl Oyster Bar: como já mencionado neste post, este é o primeiro lugar que eu penso em jantar, quando penso na possibilidade de ir a NYC! […]
CurtirCurtir
[…] opções. 1) Restaurantes, bares e afins… – Pearl Oyster Bar: como já mencionado neste post, este é o primeiro lugar que eu penso em jantar, quando penso na possibilidade de ir a NYC! […]
CurtirCurtir
[…] Market: atração imperdível, que já foi comentada em outro post, no words of […]
CurtirCurtir
[…] Quando escrevi sobre a “Minha Comida Americana”, instintivamente, eu já me referia à comfort food: quando falei sobre a sopa clam chowder e como ela me leva de volta aos meus tempos do intercâmbio. Ou sobre o Chelsea Market e suas comidinhas deliciosas que como completamente desprovida de culpa! Para ver o post, clique aqui. […]
CurtirCurtir
Querida Bela primogênita, adorei suas dicas!!! Vou cercar o Chelsea Market e o restaurante do Grand Central. Tive uma dica também do Pastis, um café e restaurante françês que fica na 9th Avenue número 9 (pertinho do Chelsea Market, que fica no 75 9th Avenue). Voce foi lá? Um beijo!!!
CurtirCurtir
Amei! =)
CurtirCurtir
Que bom Rachel!!! Para inspirar nossa viagem!:)
CurtirCurtir
humm sensacional, primogêntia. Quando voltar para lá espero poder saborear pelo menos o lobster roll!
CurtirCurtir
O Lobster do Pearl Oyster é divino, Stef!!
CurtirCurtir
Depois você me conta o que achou, ok Stefan?
CurtirCurtir
Ainda bem que vou voltar em novembro porque fiquei com água na boca.
CurtirCurtir
Depois nos conte o que achou!
CurtirCurtir
Eu preciso é de planejar uma viagem logo pois também fiquei com água na boca!:)
CurtirCurtir
Espero que essas dicas te sejam úteis!
CurtirCurtir
Que vontade enorme de voltar para NYC e comer de novo estas delícias!!!
CurtirCurtir
Pode mandar a gente pra lá se quiser!
:-)
CurtirCurtir
é só você nos levar lá, clarice!:)
CurtirCurtir