Coluna da Primogênita: Rouen, França

Para a minha estreia no words of leisure, escolhi falar de Rouen, cidade francesa aonde tive a oportunidade de fazer um internato, durante a faculdade.

1-marca

Situada aproximadamente 130 km de Paris, há fluxo constante de trens entre as duas cidades – inclusive o TGV – o que facilita uma escapadinha da Cidade Luz, até mesmo por um dia! Mas daí vem a pergunta: por que cargas d’água sair de Paris???

Obviamente, eu não sugiro esse passeio àqueles que estão em uma viagem curta ou pela primeira vez à capital francesa! Mas para quem já aproveitou bem Paris, eu tentarei enumerar alguns motivos para tal fugidinha! Só que antes vou dar uma situada na tal da Rouen:

Capital da Haute-Normandie, região a norte de Paris, cortada pelo rio Sena,  Rouen já foi centro de inúmeras batalhas entre ingleses e franceses, tendo sido o local onde Joana D’arc foi presa e morta na fogueira, na Guerra dos 100 anos. Existem várias referências à saga dessa moça, dentre eles, o Musée de Cire Jeanne D’Arch – um museu de cera – e a igreja construída no local da execução, controversa, já que ela destoa do conjunto arquitetônico local.

2-marca

A cidade também foi invadida pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, parcialmente destruída e sua reconstrução buscou a preservação da história.

Bem, esta é interessante mas, sozinha, não justifica se ausentar um dia da cidade mais linda do mundo. Então, vamos lá, fiz uma listinha de motivos:

Arquitetura: Para quem curte arquitetura gótica, Rouen é um prato cheio! A catedral Notre-Dame é considerada por muitos, a mais bonita da Europa e até mesmo o Monet se encantou e dedicou uma pintura a ela!

Claude Monet

Outras obras impressionantes são a Abadia Saint-Ouen:

O Palácio de Justiça:

Mas não é só de gótico que vive a colorida Vieux Rouen, com suas construções características que, para mim, são o maior charme da cidade!

5- marca

Alegre, essa região é cheia de lojinhas fofas, carrinhos de macarrons, crepes, croissants, pains au chocolat …que deixam, um aroma hipnotizante, para uma gulosa como eu!!! Concentra Isabela, o tópico ainda não é culinária e sim arquitetura!!! É nessa região que fica o Gros Horloge, ponto turístico da cidade e realmente muito lindo!

DSC01674

Comes e bebes: Pronto, não dou conta, tenho que falar de comida!!! E em Rouen, come-se bem! A Julia Child, cozinheira e apresentadora de TV americana, que inspirou o filme Julie and June, conta em sua biografia que foi em Rouen o despertar do seu interesse por gastronomia, após um almoço inesquecível no seu primeiro dia de temporada francesa. A base é leite, queijo, manteiga e a maçã, protagonista da tarte tartin, que é um orgulho normando (com razão)! As feirinhas locais, cheias de produtos frescos, queijos, pães, garantem a diversão e o apetite dos amantes da boa comida!

Existem vários restaurantes deliciosos, adoro que muitos deles são familiares, usam produtos locais sendo difícil ir embora insatisfeito. O Petit Bouffe é um exemplo disso, sua lasagne verte é um dos melhores pratos que já comi na vida!  Só tem uma desvantagem: não abre no horário de almoço, o que pode ser frustrante para o passeio de um dia!

No mais, ficar sentada, tomando um vinho ou um café nas mesinhas das calçadas, apreciando o movimento local, é uma das coisas mais gostosas de se fazer por lá! A praça do Vieux Marché e a da Fnac ficam lotadas quando a primavera chega e todo mundo quer ocupar as ruas!

3-marca

Se tudo isso ainda não for motivo suficiente para sair de Paris rumo a Rouen, vale dizer que no meio do caminho do trem entre essas duas cidades fica Giverny, sede dos jardins de Monet. O trem pára na cidade de Vernon e já próximo à estação é possível alugar uma bicicleta e seguir rumo a Giverny, o que eu fortemente recomendo. O passeio é tão lindo, cheio de paisagens floridas, bucólicas, que o fato de eu não ter conseguido entrar nos Jardins, devido à fila e uma incompatibilidade de horários, não me permitiu descartar essa dica! Agora, fica o desejo de voltar para conhecer esse local inspirador!!!

Fonte: Fundação Monet

Por fim, deixo o vídeo institucional da prefeitura de Rouen. Achei “modernoso” demais, mas dá um gostinho da cidade!

Então é isso, mas não posso esquecer de deixar a mais importante das dicas: esteja sempre prevenido para a possibilidade de chuva, o clima da região é tipo britânico, variando ao longo do dia! Não a toa, a primeira frase que ouvi de um rouanais, ao chegar na Gare de Rouen e repetida várias vezes ao longo da temporada foi:

Il pluit, c’est la Normandie!!!

(“Chove, é a Normandia!!”)

Dicas úteis:

Fica a dica!

E não deixem de comentar!

Anúncios

20 comentários em “Coluna da Primogênita: Rouen, França

  1. obrigada, Isabela! vou acompanhar sempre as postagens de vcs pra trocarmos figurinhas. Beijos pra vc e pra Vivi ;) (agora não me perco mais, pus rss no meu googlereader rs)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fico muito feliz com esse comentário Denise! A intenção era justamente a de transmitir a beleza e o carinho que tenho por essa cidade! Obrigada!!

      Curtir

    1. Que bom Juju, você sabe que a sua opinião aqui é fundamental!!! E nós vamos voltar: já está marcado até o ano! kkkk

      Curtir

  2. Parabéns para a Isabela com a sua coluna neste blog e parabéns, também, a Viviane, por abrir este espaço no seu blog para a Primogênita relatar as suas experiências.

    Curtido por 1 pessoa

  3. curti muito! bela estreia!
    meu tio me falou dos jardins do Monet, ele foi e se encantou, mas se teria se encantado ainda mais se fosse no verão ou primavera. Não tive tempo hábil para ir até lá.
    E sou louca pra conhecer essa região histórica, principalmente por conta de Joana D’Arc.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Regina! Que bom que você gostou! Espero que esse post te inspire para a próxima viagem! Bem, eu acho que vale super a pena, tanto que escolhi a região para ser o tema do meu primeiro post no blog! Se eu puder ajudar com alguma coisa, estou as ordens!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.