Em abril, eu escrevi um texto sobre a minha torcida pelo Liverpool e como boa parte dela se deu pela forma em que o time honra a memória das vítimas da tragédia de Hillsborough.
Pois bem, relatórios a respeito foram divulgados e mostram como grande parte da responsabilidade pela morte dos 96 torcedores do time (que foram pisoteados e esmagados) foi das autoridades.
De acordo com o Globo Esporte;
Na Grã-Bretanha, documentos de acesso restrito – como o do desastre – costumam apenas ser divulgados apenas 30 anos depois dos acontecimentos, mas um abaixo assinado subscrito por 140 mil pessoas levou o governo a liberar a consulta das cerca de 450 mil páginas por parte dos famíliares das vítimas. “As provas mostram conclusivamente que os torcedores do Liverpool não causaram e nem contribuíram para a morte de 96 homens, mulheres e crianças”, diz o registro.
Segundo o Painel Independente de Hillsborough, 41 vítimas ainda poderiam ter sido salvas depois do horário que as autoridades desistiram do atendimento. A decisão foi tomada às 15h15m, nove minutos depois de o árbitro decidir parar a partida.
– Os documentos revelados e analisados pelo painel mostraram que aquela tragédia nunca deveria ter acontecido. Houve claros erros operacionais em resposta ao desastre e houve árduas tentativas para colocar a culpa nos torcedores. Os relatórios detalhados dos painéis mostram o quanto as vítimas, sobreviventes e suas famílias estavam vulneráveis quando a transferência e a responsabilidade foram comprometidos – afirmou James Jones, que foi presidente do painel.
As famílias das vítimas sempre reclamaram que ninguém foi responsabilizado pelas mortes.
Além disso, foi de extremo significado o pedido de desculpas feito pelo primeiro ministro britânico, David Cameron, no parlamento.
– Com o peso das novas provas nesse relatório, é correto que eu, como primeiro ministro, peça as desculpas apropriadas às famílias das 96 vítimas por todos os que sofreram nos últimos 23 anos. Em nome do governo – e talvez do nosso país – em sinto profundamente por essa dupla injustiça que foi deixada incorreta por tanto tempo – contou.
Importante. Importante demais.
Para ler a cobertura completa do Globo Esporte, clique aqui.
Volto mais tarde | Ao som de No Doubt – Settle Down | Follow @vivigomide
[…] na semana passada, falei sobre a Justiça que começou a ser feita às vítimas de […]
CurtirCurtir