Internet: A Moda de Blogs Sobre…Moda

Quase toda semana eu escuto a pergunta: “Viviane, você ganha dinheiro com o words of leisure?”. Minha resposta é negativa, mas não sou hipócrita de falar que não gostaria que isso acontecesse.

Muitas das pessoas que me questionam costumam ter em mente as meninas que estão ganhando muito, mas muito dinheiro mesmo, com blogs relacionados à moda.

Alguns, eu acho que são péssimos, mas outros são muito bons e bem profissionais.

De todos, o que é o melhor disparado é o Petiscos, da Julia Petit. Na minha opinião, óbvio. Outro excelente é o Dia de Beauté, da Victoria Ceridono.

Fonte: youpix.com.br

O YouPix fez uma ótima entrevista com a Julia que, entre outros assuntos, fala sobre o atual status da blogosfera.

“Umas das coisas que mais se debate hoje é a fantasia que os blogs de moda se tornaram (ou acham que se tornaram). Blogueiras se vendendo por brindes, dando exatamente as mesmas notícias que as outras, sem nada de novo, nenhuma personalidade. Todas são iguais, fazem as coisas iguais e ainda se acham muito especiais. “O público de fora [da internet] não sabe quem são elas, não fazem ideia. E eu até acho isso bom, sabe?”

Tá rolando uma pasteurização dos blogs de moda, que não é nada saudável. A nova cara do Petiscos buscou abordar isso: é desejável ser diferente. “A sociedade de maneira geral sempre nos forçou a nos identificarmos com um grupo, seja pela roupa, pelo cabelo ou pelo físico. E a moda tá virando isso, não deveria ser assim. Deveria ser pra gente brincar, ser diferente, não ficar todo mundo igualzinha.” Por isso a nova linha do Petiscos veio pra ser mais contestadora e provocadora. Os temas de moda e beleza continuam lá, mas junto aparecem os dois blogs incorporados (Pra Macho e QuatroOlho) recheados de novo conteúdo e temas mais profundos.

Vale a pena dar uma lida nela inteira. Clique aqui para acessar.

Este mundo dos blogs nacionais foi sacudido ontem, com a notícia de que três meninas estão sendo investigadas pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) que “iniciou procedimentos para investigar denúncias de que a loja de cosméticos Sephora estaria pagando a blogueiras para divulgar conteúdo elogioso de produtos vendidos em sua unidade. A empresa inaugurou uma loja no shopping JK Iguatemi em julho. As denúncias de dezenas de consumidores levaram à abertura, em 23 de agosto, dos procedimentos 221/12, 222/12 e 223/12, que irão apurar tanto a conduta das blogueiras como da empresa de cosméticos. Havia elogios a produtos, por exemplo, da marca YSL e Christian Dior. Entre eles, batons, esmaltes e delineadores. O principal indício da prática, de acordo com as denúncias, é o conteúdo praticamente idêntico de posts em blogs distintos sobre a Sephora, sempre elogiosos.” (Cito reportagem da Folha de São Paulo)

O mesmo YouPix fez uma matéria a respeito que conta, entre outros, com opinião da Julia. Para acessar, clique aqui.

A minha opinião?

Liberdade implica responsabilidade. Ter um espaço aberto para escrever o que quiser acarreta ter que lidar com toda e qualquer consequência pelo que está ali postado. E fazer propaganda disfarçada é crime, então…

Vamos ver no que vai dar.

Atualizado:

A Veja fez uma entrevista com a Priscilla Rezende, dona do Blogueira Shame, que se especializou em criticar blogs de moda por aí. Ela falou algumas coisas interessantes, como:

Os blogs de consumo, uma febre no mundo todo, são grandes estimuladores do comércio online de roupas e cosméticos. Na sua opinião, essa confusão ética que está acontecendo agora vai, de alguma forma, trazer mais transparência à atuação das blogueiras brasileiras?
Acho que sim. Se não der em nada, pelo menos elas vão aprender que o negócio é sério, que existe o Código de Defesa do Consumidor e que elas devem segui-lo como qualquer outro veículo de publicidade. Entenderão que as coisas não funcionam como elas querem só porque estão escrevendo em blogs. É preciso que saibam que, a partir do momento que vendem espaços para publicidade, as regras são outras. Aliás, quem trabalha sério já faz isso desde sempre, não é?”

Volto mais tarde | Ao som de Titãs – Prá Dizer Adeus |

Anúncios

5 comentários em “Internet: A Moda de Blogs Sobre…Moda

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s