Por coincidência, ou não, acabo de ler dois textos interessantes sobre o uso das mídias sociais. Apesar de terem focos diferentes, penso que acabam se completando.

No texto A postura antidemocrática das empresas nas mídias sociais a autora Acácia Lima debate como muitas empresas, como a Claro e a Gol, criam páginas no Facebook, por exemplo, mas não permitem que as pessoas se comuniquem diretamente com elas. Este é um uso muito errado, afinal, apenas colocar propagandas e promoções, sem interação, é algo que se faz em revistas, jornais, tv.
Cito:
“As mídias sociais existem hoje para uma finalidade muito mais ampla e extremamente afinada com a necessidade do consumidor atual, que é a interação. Seus usuários, especialmente os brasileiros (talvez por nunca terem tido voz política ou qualquer outro poder de manifestação), desejam manifestar-se, desejam ser ouvidos e respondidos.”
Já o post feito pela Julia Petit, no seu maravilhoso blog Petiscos, fala sobre como lidar com os comentários, sejam eles muito elogiosos ou depreciativos.
Em certo momento, ela escreve:
“Tire boas dicas de tudo, melhore o que deve ser melhorado, mas não se machuque e nem se deslumbre no processo. Manter o foco e fazer o trabalho bem feito é fundamental. Entender que a internet é um ambiente livre e democrático, para bem ou para mal, é imprescindível. E, finalmente, ponderar se estamos preparadas e dispostas a lidar com tudo isso é primordial ao escolher trabalhar online. Explico isso para cada novo colaborador que contrato. Mas sempre é um choque no começo.”
Eu nunca cogitei fechar o espaço de comentários do words of leisure. Claro que adoro os elogios, mas fico muito feliz quando alguma pessoa, respeitosamente (claro), discorda de mim.
Liberdade de expressão é tudo nessa vida. Mas há quem discorde.
Finalmente, sintam-se, sempre, à vontade para debater o que quiserem comigo. Afinal, é por isso que ter um blog vale a pena.
Volto mais tarde.
Ao som de The Killers – Human
Nunca devemos esquecer do péssimo atendimento aos clientes feito pelo HSBC, VIVO E NET
CurtirCurtir