Nunca, nunca, nunca, desde que criei o words of leisure, pensei em escrever um post sobre design. Em fazer recomendações sobre esse tópico.
Helsinki me forçou a isso.

Eu já sabia da força do design escandinavo antes da minha viagem. Além disso, tive o prazer de estar lá no ano em que Helsinki é a “Capital Mundial do Design”. Mas ainda assim, o que vi lá me deixou abismada.
A cidade fez reformas em vários pontos, prédios, para ser em 2012 a “Capital Mundial”. Eventos estão sendo realizados, durante todo o ano, em torno disso.

Uma das coisas que mais me impressionou lá foi ver que em uma cidade de aproximadamente 560 mil habitantes existe um bairro com mais de 200 estabelecimentos ligados ao design. Museus, galerias, agências, cafés, restaurantes, etc. É um absurdo, mas que dá noção do peso que isto tem para a cidade e para o país.

E aí, eu, com a minha leiguice, decidi ir ao Design Museum junto com a anfitriã, para chegar a seguinte conclusão, que me deixou maravilhada:
O design é uma parte intrínseca da história finlandesa. Mesmo em momentos difíceis, como guerras, ele nunca deixou de acompanhar o desenvolvimento do país. E é um design utilitário. Então, mesmo em circunstâncias adversas, o ideia é que o produto que esteja sendo desenvolvido para a população tenha um conceito por trás. E isso não significa ser luxuoso ou belíssimo. Pelo contrário. O produto deve ser útil, prático, simples…e com um conceito. AMEI! Simplicidade, praticidade e conceito.
O tanto que eu fiquei abismada com aquilo só me fez pensar qual deve ser a reação de alguém que é especialista na área. Já que eu não entendo bulhufas!

Saiu uma matéria no Guardian que diz: “Design is to Helsinki as literature is to Dublin and samba is to Rio.” (ou, Design é para Helsinki o que a literatura é para Dublin e o samba é para o Rio).
Link: Walking tour of Helsinki’s architecture
Pois bem, concordo plenamente.
E recomendo muito, aos que são leigos como eu, conhecer e tentar entender o design de lá, quando tiverem a chance de ir, pois acho que falar isso aos especialistas é desnecessário né?
Ah, visitem o site do Design District! É bem legal. O de Helsinki como capital mundial do design também!
Pois bem, ficam as dicas!
Volto mais tarde | Ao som de U2 – Mofo | Follow @vivigomide
[…] Posts sobre a Finlândia? Aqui, aqui, aqui e aqui! […]
CurtirCurtir
:D
CurtirCurtido por 1 pessoa
:-)
CurtirCurtir
humm, um estímulo a mais para conhecer aquela região da europa
CurtirCurtido por 1 pessoa
Recomendo demais, Stef!
CurtirCurtir