TED Talks: Eu no TEDxBeloHorizonte

Jamais poderia imaginar que demoraria tanto para escrever sobre o TEDxBeloHorizonte, mas, enfim, vamos lá.

Os freqüentadores do words of leisure sabem o tanto que eu sou fã do TED (e da RSA), então podem imaginar o quão feliz eu fiquei ao poder participar, pela primeira vez, de um pessoalmente. Com esse espírito fui ao Espaço CentoeQuatro, no dia 12 de maio, ainda sob efeito do fuso horário das minhas férias, com o intuito de “Expandir meus horizontes”.

Acervo pessoal.

Não vou escrever sobre o programa, ou os palestrantes, em sim, pois isso pode ser visto no site do evento. Mas, assim como os TEDs que assisto pela internet, o que mais me encantou nas histórias, nas palestras que ali vi, foi ver a incrível capacidade que o ser humano tem, quando quer, de transformar alguma inquietude, ou um talento que tem, em algo extremamente positivo para aqueles ao seu redor.

Foi o caso das “Meninas de Sinhá”. Grupo liderado pela Dona Valdete, formado por mulheres entre 50 e 92 anos de idade, que aflita pelos problemas vividos pelas mulheres de sua comunidade (ali tem moradoras do Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, de BH) as reuniu promovendo dança, música, cirandas e brincadeiras. Com essa atitude, muitas delas que viviam a base de remédios para dormir descobriram uma forma de preservar a cultura local e a dignidade das mesmas. Brilhante! Absurdamente, brilhante!

Ou então o projeto “Imaginário Coletivo”, liderado pelo super talentoso Jorge Quintão, que leva a fotografia para crianças e jovens de comunidades também de BH, de forma a transformar a vida desses jovens. Inclusive, um crowdfunding está sendo feito para que 15 câmeras sejam adquiridas, de forma que o projeto continue em 2012. Veja o vídeo abaixo e acesse o site do projeto, caso queira ajudar.

Também teve a super talentosa cantora canadense Sarah Harmer, que usa sua bela voz para promover a preservação ambiental da Escarpa Niágara, em seu país.

Eu poderia falar sobre todas aqui, entretanto não vou mentir e dizer que as 15 palestras lá feitas tiveram imenso impacto em mim. Mas isso seria necessário? Acho que uma já bastaria e o que eu recebi foi muito mais que isso. De formas diversas, pude admirar, me impressionar  e aprender com pessoas que, ao invés de ficarem sentadas em casa, de fato fizeram algo para mudar suas vidas ou o ambiente em que vivem. E que, ao contrário do que muitos pensam, para que isso comece não é necessário ter 1 trilhão de dólares, ou apoio de celebridades, etc.

Além disso, uma das coisas que mais me motivou no TED foi estar em um lugar em que todos presentes (ou a grande maioria) estavam dispostos a conhecer outras pessoas, dividir histórias, conhecimento e, mais importante, ouvir. Sei lá, eu fico aflita ao ver que, cada vez mais, vivemos em uma sociedade em que todos querem falar, se expressar, mas poucos estão dispostos a ouvir. É uma seqüência de monólogos infindáveis e insuportáveis que simplesmente não nos levam a lugar algum.

Finalmente, deixo aqui o meu PARABÉNS a todos envolvidos na organização do evento. Simplesmente, impecável. Estrutura, organização, decoração….e a comida, claro!

Acervo pessoal.

TEDxBeloHorizonte atendeu, plenamente, toda a expectativa que eu tenho em torno de um “TED”: ter a possibilidade de abrir a minha cabeça, conhecer novas ideias e possibilidades, de forma a fazer com que a vida tenha um significado que vai além de simplesmente vivê-la.

ATUALIZADO:

Aproveito para colocar essa matéria feita pelo Estado de Minas, sobre o evento: Eco de ideias.

Volto mais tarde.
Ao som de Adele – Make you feel my love
Anúncios

Um comentário em “TED Talks: Eu no TEDxBeloHorizonte

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.