Eu conheço muito pouco o trabalho da Dixie Chicks. Do pouco que conheço, gosto.
Lembro muito bem quando, em 2003, elas se meteram em uma controvérsia gigante, quando a cantora Natalie Maines, em um show na Inglaterra, repudiou a guerra do Iraque. Não somente falou que era contra, mas também que tinha vergonha de ser do mesmo estado que o ex presidente George W. Bush, o Texas. Como, na época, a guerra recebia um alto grau de apoio da população, elas foram execradas. A venda de discos caiu abruptamente, tiveram álbuns queimados e, inclusive, foram ameaçadas de morte.
Como elas não são tão grandes aqui no Brasil, o caso não foi tão divulgado por aqui. Só que lá, elas são muito famosas. Muito mesmo, então, o bicho pegou para o lado delas. Foram da “banda feminina com maior número de discos vendidos” para ameaçadas de morte. Loucura total, principalmente vindo de um país que sempre prega a liberdade de expressão.
Dentro disso tudo, uma coisa me chamou muito a atenção. Elas lançaram uma campanha para explicar o que falaram, mas não pediram desculpas. Não somente a Natalie, mas a Martie Maguire e a Emily Robinson. Uma prova de amizade muito bonita, visto que as outras duas não foram as que falaram, porém ficaram ao lado da amiga, mesmo com a banda entrando em uma crise absurda.
Também me lembro quando foi anunciado que elas, em 2005, iam ao show da Oprah para lançar um documentário e o novo álbum. Nele está a minha música do dia “Not ready to make nice”. O trailer do documentário pode ser visto aqui. É, realmente, impressionante.
De acordo com a banda, a música era pra ser um desabafo com conotação universal, não necessariamente sobre o ocorrido. Só que em um momento tem-se a fala:
“And how in the world
Can the words that I said
Send somebody so over the edge
That they’d write me a letter
Saying that I better shut up and sing
Or my life will be over.”
Que é algo do tipo (nada literal):
Como as palavras que eu disse podem levar outra ao ponto de me escrever uma carta, dizendo que seria melhor que eu me calasse e cantasse ou a minha vida acabará?
Bom….
Eu continuo sem conhecer direito o trabalho da banda, mas acho essa música sensacional. E que eu sempre escuto quando estou brava, frustrada….Já que eu não sei compor música, uso o desabafo dos outros, quando preciso rs.
O vídeo abaixo não é o oficial, mas é uma gravação ao vivo que eu gostei bem.
Forgive, sounds good
Forget, I’m not sure I could
They say time heals everything
But I’m still waiting
Volto mais tarde | Ao som de Dixie Chicks – Not Ready To Make Nice | Follow @vivigomide