Acho que isso não é novidade pra ninguém, mas o número me impressionou.
Eu estava ouvindo a Rádio Estadão ESPN pelo site, (já que infelizmente não dá pra ouvir na rádio de BH) quando vi o link “Quase 70% da população nunca foi a um museu ou centro cultural, diz Ipea”.

O áudio da Baba Vacaro destaca opções culturais para a cidade de São Paulo (que eu adoro!), mas logo no início os números são mencionados: até o final do ano passado, em torno de 70% da população afirmava nunca ter ido a um museu ou centro cultural. No ano de 2008, essas pessoas eram 90%! E a questão nem é financeira, visto que a maioria afirmou não ir por questão de hábito, de costume, ou por se sentirem descriminadas nesse tipo de ambiente.
Eu acho que o número é vergonhoso, absurdo e deprimente. Mas, se em dois anos a melhora foi considerável, quem sabe ainda há espaço para a esperança….
Volto mais tarde | Ao som de The Smashing Pumpkins – Cupid de Locke | Follow @vivigomide
Não vão por que não querem.
Existem exposições a preços baixissimos de 2,00 à 4,00 reais, além dos dias gratuitos. Mas o pessoas prefere cerveja e futebol. Sinto muito por eles
CurtirCurtir
Ótimo comentário, Caroline.
Obrigada.
CurtirCurtir
Que tristeza!!!
CurtirCurtir
Vixe. O pior é que o número é bem grandinho mesmo… contudo não me surpreendeu nem um pouco. Vejo isso a todo momento: várias opções e poucos usufruindo. E nem estou falando de classes mais baixas não. Pessoas instruídas ao meu redor não tem muito interesse por cultura. Não me pergunte o porquê. Talvez pura preguiça.
Eu acredito que com o tempo esse número deve cair um pouco, mas não muito. Porque mesmo com várias opções gratuitas, a população costuma ter outras prioridades e gostos. Citando sempre McLuhan, quanto maior o repertório, menor a audiência, quanto menor o repertório, maior a audiência. Ou seja: umas mulatas balançando os seus dotes sempre vai causar mais comoção do que uma exposição de arte (ainda mais contemporânea).
Mas eu pelo menos faço minha parte: 3 semanas de São Paulo, 3 Exposições visitadas. Tentarei manter o ritmo. :D
CurtirCurtir
Eu achei o número terrível.
CurtirCurtir