Áudio do Dia: O Brasileiro Não Vai Ao Museu…

Acho que isso não é novidade pra ninguém, mas o número me impressionou.

Eu estava ouvindo a Rádio Estadão ESPN pelo site, (já que infelizmente não dá pra ouvir na rádio de BH) quando vi o link “Quase 70% da população nunca foi a um museu ou centro cultural, diz Ipea”.

Rádio Estadão Espn

O áudio da Baba Vacaro destaca opções culturais para a cidade de São Paulo (que eu adoro!), mas logo no início os números são mencionados: até o final do ano passado, em torno de 70% da população afirmava nunca ter ido a um museu ou centro cultural. No ano de 2008, essas pessoas eram 90%! E a questão nem é financeira, visto que a maioria afirmou não ir por questão de hábito, de costume, ou por se sentirem descriminadas nesse tipo de ambiente.

Eu acho que o número é vergonhoso, absurdo e deprimente. Mas, se em dois anos a melhora foi considerável, quem sabe ainda há espaço para a esperança….

Volto mais tarde | Ao som de The Smashing Pumpkins – Cupid de Locke |

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Anúncios

5 comentários em “Áudio do Dia: O Brasileiro Não Vai Ao Museu…

  1. Não vão por que não querem.
    Existem exposições a preços baixissimos de 2,00 à 4,00 reais, além dos dias gratuitos. Mas o pessoas prefere cerveja e futebol. Sinto muito por eles

    Curtir

  2. Vixe. O pior é que o número é bem grandinho mesmo… contudo não me surpreendeu nem um pouco. Vejo isso a todo momento: várias opções e poucos usufruindo. E nem estou falando de classes mais baixas não. Pessoas instruídas ao meu redor não tem muito interesse por cultura. Não me pergunte o porquê. Talvez pura preguiça.

    Eu acredito que com o tempo esse número deve cair um pouco, mas não muito. Porque mesmo com várias opções gratuitas, a população costuma ter outras prioridades e gostos. Citando sempre McLuhan, quanto maior o repertório, menor a audiência, quanto menor o repertório, maior a audiência. Ou seja: umas mulatas balançando os seus dotes sempre vai causar mais comoção do que uma exposição de arte (ainda mais contemporânea).

    Mas eu pelo menos faço minha parte: 3 semanas de São Paulo, 3 Exposições visitadas. Tentarei manter o ritmo. :D

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s