Para quem está de passagens compradas para as grandes capitais do mundo, neste segundo semestre de 2012, e curte passeios culturais, não faltarão boas opções de programas! Tenho visto em blogs e revistas algumas exposições que estão acontecendo por aí e que, infelizmente, por motivos geográficos, eu não poderei comparecer! Então compartilho com vocês as que mais chamaram a minha atenção!
Em Paris:
Exposição: Paris vu par Hollywood
Local: Hôtel de Ville
Período: 18 de setembro a 15 de dezembro de 2012.
A exposição mostra o olhar do cinema americano sobre a cidade estrangeira mais filmada por Hollywood, ao longo dos últimos 100 anos. São aproximadamente 800 películas gravadas na Cidade Luz, algumas nas quais a cidade participa como cenário e em outras é o tema central.
Dentre os títulos exibidos: Maria Antonieta, de Sofia Coppola, Meia Noite em Paris, de Woody Allen e a animação fofa Ratatouille. Não sei se Antes do Pôr do Sol está nesta exposição, mas esse filme além de ser um dos meus preferidos na vida, é um colírio para os olhos dos amantes de Paris! E se a exposição, por si só, já parece super interessante, a visita ao Hôtel de Ville, é um adicional e tanto! O prédio é muito, muito lindo!
Em Londres:
Exposição: Hollywood Costume
Local: Victoria and Albert Museum
Período: 20 de outubro de 2012 a 27 de janeiro de 2013.
Essa exposição também tem a sétima arte como tema, mas aqui os figurinos têm o papel principal! Algumas imagens do cinema são icônicas e fazem parte do imaginário coletivo. Atrizes como Grace Kelly e Audrey Hepburn ficaram famosas por sua elegância, dentro e fora das telas, outras tinham o sex appeal revelado, como Marilyn Monroe, no seu vestido rosa em Diamonds Are a Girl’s Best Friend! E esta exibição tem como foco a importância do vestuário em Hollywood. Porém, não são só as peças cheias de glamour o tema da exposição: Batman e Darth Vader também estão presentes!
Eu selecionei aqui as imagens de moda que primeiramente vêm à minha cabeça quando eu penso em cinema:
1) Audrey Hepburn – Sabrina -1954
2- Keira Knightley – Desejo e Reparação – 2007
3- Uma Thurman- Pulp Fiction -1994
4- Zoey Deschanel – 500 Dias Com Ela – 2009
Em NYC:
Exposição: Regarding Warhol: Sixty Artists, Fifty Years
Local: The Metropolitan Museum of Art
Período: 18 de setembro a 31 de dezembro de 2012
A carreira do artista e a sua influência na arte contemporânea são exibidas no MET, talvez o museu mais “majestoso” de NYC. O uso de objetos da vida cotidiana transformados em arte, os famosos retratos de celebridades, as ambigüidades sexuais e de gêneros são alguns dos aspectos da obra do mito da pop-arte abordados pelos curadores!
Independente da opinião sobre Warhol é inegável o seu impacto nas artes e na cultura pop dos dias de hoje!
Em Belo Horizonte:
Exposição: Ronaldo Fraga – Caderno de Roupas, Memórias e Croquis
Local: Palácio dos Despachos, futura Casa Fiat de Cultura, Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Período: 10 de outubro a 9 de dezembro de 2012
Para eu não ficar só com água na boca com tantas exibições legais ao redor do mundo, fui conferir esta, aberta essa semana aqui em BH. E saí de lá comovida com o trabalho deste que é um dos estilistas mais criativos e ativos do país e também orgulhosa, por ele ser filho de Minas Gerais! Na verdade, esta não é uma mostra somente de moda e sim de história, de cultura brasileira, de arte. Inspirado por pessoas e lugares tão diversos, como Nara Leão a Carlos Drummond de Andrade, Pina Bausch à costureira Nilza, da China ao Vale do Jequitinhonha, Ronaldo Fraga faz uma moda inteligente, autoral, resultante de uma pesquisa intensa. E a exibição revela todo esse processo criativo e sua obra, nos últimos 20 anos, através de vestidos, croquis e vídeos.
Nestes tempos de moda tão descartável, em que os blogs de moda e os “looks do dia” parecem ser a bússola do setor, Ronaldo Fraga é um alívio, um respiro e uma prova de que moda, apesar do lado comercial, pode sim, ter muita alma! Imperdível!








Muito legal, Isabela.
Glad you liked it,boss!
Delicioso Bela ❤
Fico feliz que você tenha gostado! Lembrei demais de você nessa exposição!