Internet: O Uso das Mídias Sociais Pelas Empresas

Por coincidência, ou não, acabo de ler dois textos interessantes sobre o uso das mídias sociais. Apesar de terem focos diferentes, penso que acabam se completando.

Fonte: Petiscos

No texto A postura antidemocrática das empresas nas mídias sociais a autora Acácia Lima debate como muitas empresas, como a Claro e a Gol, criam páginas no Facebook, por exemplo, mas não permitem que as pessoas se comuniquem diretamente com elas. Este é um uso muito errado, afinal, apenas colocar propagandas e promoções, sem interação, é algo que se faz em revistas, jornais, tv.

Cito:

“As mídias sociais existem hoje para uma finalidade muito mais ampla e extremamente afinada com a necessidade do consumidor atual, que é a interação. Seus usuários, especialmente os brasileiros (talvez por nunca terem tido voz política ou qualquer outro poder de manifestação), desejam manifestar-se, desejam ser ouvidos e respondidos.”

Já o post feito pela Julia Petit, no seu maravilhoso blog Petiscos, fala sobre como lidar com os comentários, sejam eles muito elogiosos ou depreciativos.

Eu mexo com internet.

Em certo momento, ela escreve:

“Tire boas dicas de tudo, melhore o que deve ser melhorado, mas não se machuque e nem se deslumbre no processo. Manter o foco e fazer o trabalho bem feito é fundamental. Entender que a internet é um ambiente livre e democrático, para bem ou para mal, é imprescindível. E, finalmente, ponderar se estamos preparadas e dispostas a lidar com tudo isso é primordial ao escolher trabalhar online. Explico isso para cada novo colaborador que contrato. Mas sempre é um choque no começo.”

Eu nunca cogitei fechar o espaço de comentários do words of leisure. Claro que adoro os elogios, mas fico muito feliz quando alguma pessoa, respeitosamente (claro), discorda de mim.

Liberdade de expressão é tudo nessa vida. Mas há quem discorde.

Finalmente, sintam-se, sempre, à vontade para debater o que quiserem comigo. Afinal, é por isso que ter um blog vale a pena.

Volto mais tarde.

Ao som de The Killers – Human

One thought on “Internet: O Uso das Mídias Sociais Pelas Empresas

  1. Nunca devemos esquecer do péssimo atendimento aos clientes feito pelo HSBC, VIVO E NET

    Like

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s